O mundo vive hoje um dos períodos mais importantes da sua história. A pandemia tem afetado a vida de todos. Contudo, ela também tem impulsionado grandes transformações.

Isso inclui, obviamente, também o setor de arquitetura, design e decoração de casa. 2022 promete ser um ano de grandes desafios e boas oportunidades. O que será que veremos de transformação na área de planejamento de interiores? Descubra no texto a seguir.

Cômodos confortáveis e móveis funcionais

Uma das tendências apontadas pelos especialistas para o ano de 2022 é a criação de ambientes comfy. Isso quer dizer que os espaços serão melhor planejados para poderem oferecer muito mais conforto para os seus ocupantes.

E conforto tem a ver não só com qualidade, mas também resistência e praticidade. São características que devem fazer parte não apenas de revestimentos, como também de móveis e acessórios para casa.

Em termos visuais, as decorações de 2022 podem vir com uma aparência mais suave. A ideia é que os moradores das residências possam se sentir mais tranquilos, saudáveis e em paz dentro dos cômodos que habitam.

Essa é uma necessidade percebida entre os anos de 2020 e 2021, por conta do isolamento social, onde as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa, percebendo e sentindo no físico e psicológico o impacto dos defeitos e qualidades dos espaços onde vivem.

Inclusive, um dos conceitos de arquitetura, design e decoração que guiará com muito mais força os projetos é o minimalismo.

Isso tem a ver com um estilo de vida que pode ser também um estilo de moradia. Tem a ver com ter menos, mas com mais qualidade. Ou seja, espaços completos com um número menor de elementos – peças simples, com menos ornamentos e mais funcionalidades, oferecendo uma melhor harmonia e áreas de circulação mais amplas.

O minimalismo esteve em alta durante o período do modernismo e, na contemporaneidade, é representado por decorações como a em estilo escandinavo, baseada na cultura dos povos nórdicos.

Óbvio que não podemos nos esquecer do estilo minimalista de vida dos orientais. A mistura do conhecimento destes modelos fez surgir uma nova decoração em estilo japandi. E a mesma agora ganha toques de personalização das tendências atuais, como o estilo boêmio ou boho chic. Tudo isso será tendência em 2022.

Materiais naturais e decoração orgânica

Uma coisa que é sabida é quanto à necessidade que o ser humano tem de ter contato com a natureza.

Por isso, mesmo aqueles que vivem em áreas urbanas buscam geralmente decorar a sua casa com toques de elementos mais naturais. O uso de peças de madeira – revestimentos e mobiliários – é o melhor exemplo.

Integração e automação de ambientes

Espera-se que no futuro as residências tenham, de fato, uma melhor preparação dos ambientes para eles oferecerem mais conforto e saúde para os seus ocupantes. Uma das questões que deve continuar a ser trabalhada nos projetos e sendo aprimorada cada vez mais é a integração de ambientes.

Também existe a necessidade de melhorar a iluminação e ventilação natural das edificações. Atualmente, integrar áreas internas e externas é a estratégia mais adotada por muitos arquitetos e o desejo de grande parte dos seus clientes.

E se falamos em transformação e evolução, não podemos deixar de fora deste texto a lembrança da utilização da tecnologia dentro das residências. O mundo está mais conectado, robotizado e sistemático.

Por isso, em 2022, teremos muito mais oportunidades para a automatização dos ambientes que habitamos. Claro que muita coisa já está disponível, mas, por certo, devem surgir muitas novidades pela frente. Por exemplo, eletrodomésticos que podem ser conectados à rede wi-fi e controlados por aplicativos em aparelhos smart.

Ainda nessa linha, devemos lembrar dos sistemas de segurança para residências, como câmeras e fechaduras eletrônicas. As cortinas e persianas automatizadas.

Os pisos com coberturas, aquecimento de piso, refrigeração e iluminação, que podem ser controlados por displays ou interruptores especiais. Isso tudo só para começar. Fique atento ao que 2022 pode nos proporcionar quando o assunto é decoração.

Atualize a decoração de sua casa com estas tendências. O resultado vai te surpreender!